EXERCÍCIOS AERÓBIOS E ANAERÓBIOS
Por Eder Gomes*
Os exercícios aeróbios ou anaeróbios estão relacionados com o tipo de metabolismo energético que está sendo utilizado pelo organismo para fornecer energia para a execução do trabalho. Este aspecto não possui relação com os efeitos e benefícios proporcionados pelos exercícios.
Nos meios esportivos, geralmente nas academias de ginástica, é comum ouvir que um treinamento equilibrado é aquele que alterna momentos aeróbios e anaeróbios essa afirmação é verdadeira.
Os exercícios aeróbios são exercícios de intensidade leve ou moderada e de longa duração, com movimentos contínuos, fazendo uso constante do oxigênio como fonte de queima de substratos, para produzir energia com a responsabilidade de transportá-las aos músculos que estão sendo utilizados no exercício.
Os aeróbios são exercícios que estimulam a função cardiorrespiratória e vascular aumentando a capacidade cardíaca e pulmonar do individuo melhorando a resistência muscular.
Alguns exemplos de exercícios aeróbios como caminhar, correr, pedalar, nadar, dançar, entre outros, utilizam vários grupos musculares, aumentam o consumo de oxigênio a freqüência cardíaca e respiratória do indivíduo.
Os exercícios considerados anaeróbios são aqueles de curta duração e alta intensidade utiliza uma forma de energia não dependente do uso de oxigênio. Utiliza um número limitado de músculos e esforço intenso. São exercícios que tem como principal objetivo o aumento da massa muscular.
Alguns exemplos de exercícios anaeróbios como corrida de 100 metros, arremesso de peso, os saltos, além dos exercícios resistidos ou de força, como a musculação, que é considerada anaeróbia e necessitam de uma pausa tecnicamente longa entre uma série e outra.
Aeróbio e anaeróbio são exercícios, diferentes que se completam, porque para se alcançar resultado satisfatório, é essencial combiná-los. Ajudam a reduzir o estresse, melhoram o sistema imunológico, cardíaco e respiratório, melhoram a qualidade do humor e do sono e diminuem a ansiedade e a depressão graças ao aumento na produção do neurotransmissor serotonina.
Lembre-se é extremamente necessário que o indivíduo antes de iniciar qualquer programa de exercícios físicos, procure um médico, faça uma avaliação médica para saber se sua saúde está perfeita para iniciar na modalidade escolhida. Procure também um profissional de Educação Física devidamente registrado no Conselho Regional de Educação Física para elaborar o seu treino.
*Pós-Graduado em Fisiologia do Exercício - CEFE; Pós-Graduado
e-mail: eder.treinos@ig.com.br